| BLOG

OS MELHORES ARTIGOS SOBRE DIREITO IMOBILIÁRIO

BLOG |
Tatit & Macedo Leme

Sociedade de Advogados Especializada em Direito Imobiliário

Você, como morador do condomínio, pode processar o síndico?

Compartilhe com seus amigos:

processar síndico

Hoje iremos falar sobre um assunto que pode ser de seu interesse, especialmente se você mora em um condomínio. Recentemente (26/06/23), o Superior Tribunal de Justiça (STJ), um dos principais órgãos do Poder judiciário brasileiro, proferiu uma decisão bastante importante: se um morador pode individualmente processar o síndico ou o administrador do condomínio.

Agora, vamos traduzir esse “juridiquês”. Imagine que você suspeita que o síndico do seu prédio está fazendo algo errado com o dinheiro do condomínio. Você está preocupado e acha que algo deve ser feito. Então, a pergunta que surge é: eu, como morador, posso processar o síndico?

Bom, de acordo com essa nova decisão do STJ, a resposta é não.

Isso mesmo! O STJ determinou que um morador de um condomínio, por si só, não tem o direito de mover individualmente uma ação judicial contra o síndico para exigir uma prestação de contas.

Para a relatora Nacy Andrighi “O condômino somente pode atuar sozinho para requerer a reunião da assembleia e ¼ dos condôminos podem convocar a assembleia se o síndico não o fizer (artigo 1.350, parágrafos 1º e 2º, do CC). Tal conclusão é corroborada pela doutrina, a qual acentua que o síndico é obrigado a prestar contas anualmente de seus atos à assembleia e não aos condôminos isoladamente”, afirmou”.

“Mas por que não posso?”, você deve estar se perguntando. A razão é que a administração do dinheiro do condomínio não é uma responsabilidade direta de cada morador individualmente, mas sim uma responsabilidade coletiva de todos os moradores. Assim, qualquer ação relacionada à administração do dinheiro deve ser tomada pelo condomínio como um todo, não por um único morador.

Por fim, para o STJ, o direito de examinar os livros e os documentos relativos ao condomínio não se confunde com o direito da coletividade dos condôminos de obter a prestação de contas da administração do condomínio, ou seja, sim, os condôminos têm o direito de solicitar e examinar individualmente os documentos financeiros.

Lembre-se sempre: a vida em condomínio envolve muitas responsabilidades compartilhadas, e é importante entender essas regras para viver em harmonia com os seus vizinhos. Continuem ligados para mais informações e dicas importantes sobre a vida em condomínio!

Resp. 2.050.372

#Síndico #DireitoCondominial #PrestaçãoDeContas #tmladv

Pesquisa

Mais Recentes!

Nos Siga Nas Redes Sóciais!

Destaques

Sociedade de Advogados especializada em Direito Imobiliário e Empresarial.

CNPJ: 24.124.155/0001-06

MENU

CONTATOS

Estamos aguardando
o seu contato para tirar suas dúvidas.

Toda informação fornecida por você será mantida em sigilo e será utilizada para melhorar nossos serviços e estreitar nosso relacionamento.

Temos o objetivo de sempre trabalharmos com mais segurança e assertividade.